Início > Digital e HDTV > O que é a codificação?

O que é a codificação?

O que é a codificação? Por que alguns canais recebidos do satélite são codificados? Todos precisam ser codificados?

Decodificador Net HD Max da CISCO

Decodificador Net HD Max da CISCO

A codificação é a alteração técnica de algumas características do sinal (áudio e vídeo). Alteração que acaba atrapalhando a recepção. Na realidade o sinal está lá, mas fica “desfigurado”.

Alguns sinais são codificados em função dos interesses das emissoras (geradoras de sinal). Ou elas querem evitar pirataria, ou se adaptar a uma determinada tecnologia, ou vender o canal por assinatura, ou simplesmente manter em sigilo o que está sendo transmitido (se o sinal da Globo estivesse codificado no caso Ricúpero ninguém teria captado). Em todos os casos, a recepção do sinal codificado só é possível com um decodificador, que vai remontar o canal.

Para cada tipo de codificação de sinal, existe um decodificador apropriado (também chamado “decoder”). Esse decodificador pode ser adaptado dentro do receptor ou ficar em um módulo separado, dependendo do fabricante e da emissora. Não é tecnicamente necessário, portanto, mudar de antena. O decodificador adequado geralmente é distribuído apenas mediante pagamento É assim que funcionam as TVs por assinatura. Elas codificam o sinal, vendem e alugam o receptor. É o caso dos canais Globosat. Já o caso a MTV, codificada, é diferente. Sua geradora, a TV Abril (a mesma da VA) adotou uma tecnologia de digitalização e compressão do sinal. Trata-se de uma outra tecnologia de codificação, mas para quem tem receptor comum o efeito é parecido. Nesse caso, o sinal só pode ser captado com um receptor de sinais digitais correspondente ao método de compressão usado, que ainda não está disponível para consumo doméstico.

A MTV não é vendida por assinatura. Ela foi passada para compressão digital por decisão da Abril, que queria evitar pirataria do sinal de outros países.

As emissoras abertas (Globo, SBT, Bandeirantes etc) também podem codificar o sinal se quiserem, para uso interno da rede, o que tem sido evitado até agora. O problema são as duas milhões de parabólicas já instaladas no país que não poderiam captar o sinal dessas emissoras, já que não dispõem do respectivo decodificador

About these ads
  1. Alvaro Filho
    09/13/2010 às 9:29 pm

    Julio,
    Peço encarecidamente a sua ajuda por favor , voce por um acaso conhece a configuração de Jundiaí/SP?. Ou Se voce conhece alguem que possa me ajudar ?
    Agradeço desde já .
    Alvaro Filho -Jundiaí/SP CISCO 8472 HD DVB

    • juliomdc
      09/21/2010 às 3:01 am

      vou entra em contato com o marcelo ele que cuida do datacenter e vou ver se ele tem as conf da sua regiao

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 47 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: